segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Salpicos

Caros Leitores,

Acabo de estrear um novo blog por forma a poder, mais facilmente, comunicar com todos os utilizadores dos manuais Salpicos.

Vamos criar aqui um canto de troca de ideias, sugestões e opiniões.

10 comentários:

  1. Cara Maria João,
    Que rica ideia esta de criar um blogue para podermos chegar até si. Ainda não trabalho com o Salpicos mas já assisti à apresentação dos dois primeiros volumes. Fiquei bem impressionada, mas todos sabemos que só quando usamos os manuais é que os conhecemos verdadeiramente. Logo que tenha algo de mais concreto e válido sobre o Salpicos voltarei sem dúvida à sua presença. Faço votos de sucesso para este blogue. Até breve, ic

    ResponderEliminar
  2. Senhora Doutora Maria João Lopo de Carvalho:
    Sou Professora no Ensino Português no Estrangeiro e estou a trabalhar com o Manual Salpicos 2. De uma maneira geral, o manual apresenta conteúdos programáticos bastante interessantes. No entanto saliento que os jogos didácticos apresentados deveriam corresponder mais às unidades propostas, assim os conteúdos programáticos apresentados poderiam ser melhor consolidados com outro tipo de jogos. Outro aspecto a referenciar é o facto de no Livro do Aluno cada unidade começar por uma história e muito bem, mas o Cd que este livro traz, não tem as histórias em audição, simplesmente as canções...assim como o Livro de Actividades apresenta excelentes exercícios, mas deveria ter o Cd integrado dado o facto que o aluno se quiser ouvir ou fazer alguns exercícios em casa, não o poderá fazer. Na generalidade é um bom manual e onde os alunos poderão adquirir conhecimentos e fazer novas aprendizagens.

    ResponderEliminar
  3. Carissíma Maria João Carvalho,

    As cores do livro Salpicos estão espalhadas por toda a sala de aula no Bairro Português de Malaca.
    Adoramos o livro, mas tenho de fazer algumas adaptações nas aulas.
    O mais importante é mesmo a aprendizagem através dos desenhos coloridos.
    Foi-me enviado pela Dra. Fernanda Barrocas do Instituto Camões que muito lhe agradeci.

    As crianças principalmente adoram o Salpicos. O novo aluno.
    Demos ao Salpicos o nome de Cachorro. Acham graça porque em português de Malaca é igual. Então ficou o Cachorro.
    Criei uma nova modalidade para eles serem mais responsáveis. Todos os
    dias no fim da aula escolho à sorte um nome, e o nome escolhido leva
    para casa o Cachorro e trás no dia a seguir. O Cachorro tem andado de
    casa em casa e eles cuidam muito bem dele. Depois têm de contar na
    aula o que fizeram com o Cachorro.

    Os meus alunos têm feito desenhos lindos com o vosso material.

    Visite o nosso blog: www.povos-cruzados.blogspot.com

    Cumprimentos

    Saudações de Malaca

    Cátia Bárbara Candeias

    ResponderEliminar
  4. Estou a usar, em simultâneo, o Salpicos 1 e 2, pela simples razão de, as turmas com que trabalho, haver alunos de váris níveis quer na idade, quer nos anos de frequência do curso.
    Tal como já aqui foi dito, o grande problema do Salpicos 2 reside no facto de o registo audio das histórias e actividades apenas constar no cd do professor.
    Torna-se complicado para o professor ter de saltar de faixa para faixa quando o aluno quer fazer ou corrigir determinada actividade.
    Tenho alunos que conseguem trabalhar de forma autónoma e experimentam fazer as actividades em casa,depois pedem-me para passar o cd a fim de corrigirem.
    Vi-me obrigada a escrever as respostas no meu exemplar, e emprestá-lo aos alunos, caso contrário, teria de passar várias faixas do cd, por vezes sem interligação entre si, o que confude muito os alunos.
    Quanto ao Salpicos 1, creio que podiam incluir palavras e frases ainda que muito simples ou incluir uma caixa de texto onde o aluno pudesse escrever.
    Eu, por exemplo, mando desenhar uma linha junto das imagens é escrever uma legenda.
    Ex: Unidade 1 pág. 8/9 - Eu sou o Salpicos; Eu sou o Manuel; Eu sou a Isabel; etc
    na pág. 11 escreveram a resposta às seguintes perguntas: Quem está fora de casa? Quem está dentro de casa? Quem espreita à janela?
    (trabalhar a compreensão do binómio fora/dentro)
    Na pág. 12 trabalhei os numerais ordinais até 5 e os cardinais até 15. Assim na 1ª fila há ... Salpicos, na 2ª há ... Salpicos, etc. o que no final 1+2+3+4+5=15, o que permitiu trabalhar em simultâneo a aquisição e compreensão dos vocábulos MAIS e IGUAL.
    Na pág.13 desenharam uma linha e escreveram, no cimo da página "Quantos anos tem o.../a...?
    Na linha que liga cada personagem ao respectivo bolo, escreveram a resposta.
    Bem! Relatar o que já fiz ou como o fiz será uma tarefa longa, pelo que, acrescento apenas que, de um modo geral, aqui em França, os alunos de CP já escrevem, o que, devido à grande heterogeneidade presente nas turmas, se torna uma mais valia, pudendo os mais velhos, em anos de frequência de curso, trabalhar a pares com os mais novos.
    Decidi optar por esta forma de trabalho, precisamento por isso.

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada e estimo que goste de trabalhar com o Salpicos! Nós adoramos pensá-lo e escreve-lo! até breve MJ

    ResponderEliminar
  6. Joana, o Cd audio que vem com o livro do professor vai passar a fazer parte integrante do livro do aluno, e assim todos os textos da Bd assim como todos os exercicos vao ficar disponiveis para os alunos. Ainda esta semana vou aqui por uma nova versão do LProfessor com mais jogos e actividades relacionadas com cada unidade. Obrigada e decsulpe a demora!

    ResponderEliminar
  7. Olá Cátia e olá Malaca!!! daqui de Lisboa um grnde beijinho cheio de mimo ao " cahorro" vou já ao site!!!!!! continuem a falar português!!! um beijo a todos muito orgulhoso do vosso execelente trabalho

    ResponderEliminar
  8. Cotovia Olá! sim, ja sabe que o Salpicos 2 vai ter um cd audio para cada aluno, o que lhe vai facilitar a tarefa, mas por enquanto pode fazer copias do seu cd e dar 1 a cada aluno. quanto ao Salpicos 1 vou pedir asa autores para lhe responderem ok? muitos beijinhos e ate breve!!!

    ResponderEliminar
  9. carissima Maria João Lopo de Carvalho,
    Foi um prazer ter estado presente na reunião na CGE em Paris.
    Devo dizer que fiquei encantada com o seu carisma, o à vontade e experiência, que qualifico de Formidável.
    Tanto eu como os meus alunos gostamos de trabalhar com o manual Salpicos 2. Acharam muita piada ao peluche salpicos, o primeiro dia que o apresentei todos queriam tocar nele e tê-lo nas mãos.Se um dia não o levasse perguntavam logo por ele.
    Achei engraçada a ideia de os alunos levarem o salipicos para casa e tratarem dele. No entanto, eu teria de ter seis salpicos, visto ter seis escolas e só tenho um...
    Os alunos gostaram muito das canções e dos diálogos, principalmente o diálogo dos animais, das vozes do rafael e do salpicos, foi um fartote de rir.
    Realizei ainda um dos jogos que nos propôs na reunião: ter os cartões com as imagens todas expostas e tirar uma, depois teriam de descobrir a que falta dizendo o nome ou frase. E o contrário: mostrar as palavras ou frases e terem de descobrir a ou as que faltam, mas aqui ele tiveram algumas dificuldades, visto as letras serem pequenas e não conseguirem vê-las à distância. Por isso, as letras deveriam ser maiores, de forma a serem visualizadas por todos.
    Achei complicado conciliar os manuais salpicos 1 e 2, devido ter apenas dois ou quatro alunos para o salpicos 1 e a maioria para o salpicos 2.o facto de terem histórias diferentes e canções não ajudou muito na organização. Por isso, tive de adaptar fichas para os mais pequenos, segundo o salpicos 2.
    Em relação às actividades no final do livro para o dia da mãe, pai,... estavam à espera de uma coisa mais trabalhada e não tão simples. Embora o marcador de livros para o dia do pai, achei interessante.
    Fica agora uma questão: Qual a melhor maneira de trabalhar as lengalengas, probérbios,....?

    Um abraço com carinho

    Carla Monteiro

    ResponderEliminar
  10. Caríssima Maria João Lopo de Carvalho,
    Foi um prazer ter estado presente na reunião na CGE em Paris.
    Devo dizer que fiquei encantada com o seu carisma, o à vontade e experiência, que qualifico de Formidável.
    Tanto eu como os meus alunos gostamos de trabalhar com o manual Salpicos 2. Acharam muita piada ao peluche salpicos, o primeiro dia que o apresentei todos queriam tocar nele e tê-lo nas mãos. Se um dia não o levasse perguntavam logo por ele.
    Achei engraçada a ideia de os alunos levarem o salpicos para casa e tratarem dele. No entanto, eu teria de ter seis salpicos, visto ter seis escolas e só tenho um...
    Os alunos gostaram muito das canções e dos diálogos, principalmente o diálogo dos animais, das vozes do Rafael e do salpicos, foi um fartote de rir.
    Realizei ainda um dos jogos que nos propôs na reunião: ter os cartões com as imagens todas expostas e tirar uma, depois teriam de descobrir a que falta dizendo o nome ou frase. E o contrário: mostrar as palavras ou frases e terem de descobrir a ou as que faltam, mas aqui ele tiveram algumas dificuldades, visto as letras serem pequenas e não conseguirem vê-las à distância. Por isso, as letras deveriam ser maiores, de forma a serem visualizadas por todos.
    Achei complicado conciliar os manuais salpicos 1 e 2, devido ter apenas dois ou quatro alunos para o salpicos 1 e a maioria para o salpicos 2.o facto de terem histórias diferentes e canções não ajudou muito na organização. Por isso, tive de adaptar fichas para os mais pequenos, segundo o salpicos 2.
    Em relação às actividades no final do livro para o dia da mãe, pai,. estavam à espera de uma coisa mais trabalhada e não tão simples. Embora o marcador de livros para o dia do pai, achei interessante.
    Fica agora uma questão: Qual a melhor maneira de trabalhar as lengalengas, provérbios,....?

    Um abraço com carinho

    Carla Monteiro

    ResponderEliminar